GRAÇAS AOS VOLUNTÁRIOS QUE TRABALHAM DIA E NOITE, O PARQUE NATURAL MUNICIPAL DO AÇUDE DA CONCÓRDIA MANTÉM SEU PADRÃO DE QUALIDADE.
O Açude da Concórdia é um belíssimo lugar para se manter contato com a natureza. É um ótimo local para fazer um daqueles piqueniques com a família no final de semana ou simplesmente respirar e relaxar. Suas águas transparentes e frias têm 4.170 metros de contorno. Inserido em área florestal com resquícios da Mata Atlântica. É contornado por vegetação de pastagem e um caminho gramado propício à caminhada. Durante o percurso pode-se ouvir animais como o inhambu, juriti, jacu e outros.
RECENTEMENTE, VÁRIOS MEIOS VEICULARAM SOBRE A “CRISE NA CONCÓRDIA”, RESOLVEMOS IR VER DE PERTO”.
CONFIRA FOTOS E UMA ENTREVISTA REALIZADA COM O SR. PRESIDENTE CARLOS MIGUEL.
Portal ) Você poderia nos contar um pouco a história do Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia?
Sr. Carlos Miguel ) – O Açude da Concórdia tem muitos anos e em 1929 o Estado do Rio de Janeiro adquiri a área do açude e doa ao Município de Valença, para fornecer água a cidade, que nesses anos passava por grandes dificuldades no fornecimento público de água, o que, por força da altitude, a água chegava a Valença por gravidade, o que não dependia de máquina (bomba).
No meado dos anos 60, Valença passou a captar água do Rio das Flores abandonando o açude para seu fornecimento, ficando aquela área protegida pela PMV, e só tendo acesso as pessoas que lá chegavam com uma autorização assinada pelo prefeito municipal da época.
O Sr. Djair Barbosa foi guardião do açude por mais de 40 anos seguidos, e foi com certeza o grande responsável pela manutenção intocável daquela área.
Nos anos 80 criou-se a vontade de um grupo de amigos em transformar o açude da Concórdia em uma Unidade de Conservação, sendo criado o Projeto Serra da Concórdia, que previa a criação do Parque Natural da Concordia e também instituir toda a área da Serra da Concórdia em uma área de grande interesse ambiental, pois existia a Mata da Fazenda Santa Monica (Embrapa) que posteriormente se tornou em Parque estadual (2002).
Em 1995, a Associação de Defesa do Meio Ambiente do Médio Paraíba apresentou sua proposta de criação do Parque junto a Câmara Municipal, o que foi o marco oficial, e somente em 2001, após várias tentativas junto aos governos municipais em criação da UC, somente em 2001 foi criada pelo Decreto Municipal N°65 o Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia.
Desde sua proposição, criação, e inauguração o Parque da Concórdia vem sendo administrado, gerido e mantido pela AMA-Médio Paraíba, que sob Convênio de parceria técnica junto ao Município de Valença, que por pagamentos mensais vem exercendo os serviços de Gestão e administração da Unidade.
Foram 5 anos de convênio, que a partir de 2009 ficaram mensalidade em atraso, que nos dias de hoje estão insustentáveis a continuidade do convenio junto ao Parque, que por força de Voluntários está com suas portas abertas ao público.
Portal ) Como surgiu a ideia de criação do Santuário?
Sr. Carlos Miguel ) – Lá não se chama santuário, o nome segue a categoria Parque Natural, conforme a lei do SNUC, Sistema Nacional de Unidades de Conservação, que desde 2001 (sua criação), segue os padrões oficiais, com proteção integral.
Portal ) Quais foram as principais dificuldades na época da implantação e como foram superadas?
Sr. Carlos Miguel ) – Principal dificuldade era a falta de entendimento sobre o que é Unidade de Conservação de proteção Integral, onde após seguir as regras, muitos não aceitavam não poder pescar, caçar, retirar flores, etc. Foi um período de muita educação ambiental aos novos padrões da área, que continuou com camping, lazer, etc.
Portal ) Poderia nos explicar o que é a AMA – Médio Paraíba?
Sr. Carlos Miguel ) – Uma Instituição Civil sem fins lucrativos, composta por diversos profissionais multidisciplinares preocupados com o desenvolvimento regional com sustentabilidade, o que em muitos momentos foram mal entendidos, mas sempre conseguindo atingir seus objetivos de educar, informar, mostrar novas formas de convívio entre os moradores da região da Serra da Concórdia, gerando também a criação do parque Estadual da Serra da Concórdia, posterior a criação do Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia
Portal ) Que atrativos naturais você poderia destacar?
Sr. Carlos Miguel ) – Grande manancial de água potável de suma importância estratégica do município, uma área de proteção de fauna, flora, recursos hídricos, podendo ser explorado pela população regional, mantendo intocável para gerações futuras.
Portal ) Tivemos a informação de que existem jacarés na Concórdia, o que é muito interessante. Poderia nos contar um pouco sobre os jacarés e a fauna em geral da Concórdia?
Sr. Carlos Miguel ) – Os jacarés que se encontram lá são da fauna da mata atlântica, o que não interfere com o ambiente local, e que não representa nenhuma ameaça aos visitantes e campistas, pois estão adaptados ao local, além deles, existe uma riqueza de fauna, como a Onça parda, cachorro do mato, lobo guará, lontras, ariranhas, gambá, tatus, dentre muitos outros. Além de grande número de pássaros e peixes.
Portal ) Que tipo infraestrutura o visitante encontra atualmente na Concórdia?
– Banheiro público com chuveiro quente
– Abrigo para pernoite (oito lugares)
– Camping
– Visitas
– Churrasqueiras,
– Embarcações
– Trilhas autoguiadas
Portal ) Vocês costumam realizar eventos culturais e educativos no parque?
Sr. Carlos Miguel ) – O local é especial para eventos, mas requer muito cuidado, para não impactar o local, o último evento foi realizado a 5 anos com show de musicas popular brasileira, clássica e blues.
No momento estamos sem ter como organizar eventos, em função a atual situação de dificuldade junto a PMV em relação aos atrasos nos repasses de valores pelo serviço prestados.
Portal ) Estamos sabendo das dificuldades que a administração do parque tem passado por conta do atraso no pagamento por parte do Governo Municipal, e que graças a voluntários o parque tem conseguido se manter. Você poderia nos contar um pouco sobre esta questão?
Sr. Carlos Miguel ) – Os atrasos são uma realidade, mas ficar lamentando não é proposta da AMA-Médio Paraíba, onde por meio de um movimento de pessoas amantes do local, foi formado um grupo de voluntários para suprir a falta de funcionários (que por não pagamento abandonaram o emprego), e vem mantendo o Parque da Concórdia em funcionamento, que completou 1 mês com esse tipo de parceria.
Portal ) E para finalizar, de que maneira a população interessada pode ajudar a Concórdia?
Sr. Carlos Miguel ) – Ao visitá-la, manter suas instalações limpas, divulgando, informando, levando novos visitantes, e principalmente conservando o que temos de maior valor ambiental na região.
Açude da Concórdia
A chuva cai
O lago enche
A semente brota
A árvore cresce
A flor resplandece
Os pássaros cantam
Os animais encantam
O Açude da Concórdia.
Walter Menezes
18/01/11
Gostamos de mais Walter Nenezes. Parabéns!!!
A banda que tocou na Concórdia foi o Delta Mood. Foi uma noite inesquecível, realizei um sonho.
Estas pessoas que fazem o trabalho voluntário na Concórdia são como faróis iluminando o oceano. Parabéns, meninos, Deus está no controle, iluminando tb suas vidas…
Caramba! Quando era criança minha família tinha um sítio perto do Açude. Minha cunhada é filha do Seu Djair. O lugar é um paraíso! Desde a adolescência que não vou ao Açude. Saudades. Incrível como os prefeitos de Valença, uma cidade que gosto muito, não têm a inteligência para explorar o turismo.Poderia ser uma cidade muito mais próspera. Não dão valor a Conservatória, ou Pentagna, ou Ronco Dágua, ou Açude da Concórdia ou mesmo ao centro da cidade. Mas todos estes lugares existem, apesar da pouca inteligência dos prefeitos. E são maravilhosos. Açude da Concórdia…. saudades.
É um belo e tranquilo lugar para se visitar, acampar, apreciando a Natureza!!!