Evento acontece entre 4 e 7 de setembro e tem como tema o forró
A Cidade da Seresta, como é conhecida Conservatória, vai ser transformar mais uma vez na Cidade do Cinema. É que de 4 a 7 de setembro acontece a 8ª edição do CineMúsica, único festival cinematográfico brasileiro dedicado ao universo do som.
O Festival CineMúsica de Conservatória fortalece as tradições musicais da cidade e celebra os cinemas de rua, muito bem representados pelo Cine Centímetro, réplica do saudoso Metro Tijuca, que foi uma das principais salas de exibição de filmes de 1940 a 1970, no Rio de Janeiro. No ritmo do forró, a edição 2014 contará com inúmeras atrações, que envolvem cinema, música e até gastronômica, através do Sabor CineMúsica.
A programação de cinema, que será anunciada em sua totalidade em breve, trará desde sucessos recentes como Cine Holliúdy, de Halder Gomes, a produções cultuadas de jovens diretores como Satélites, de Léo Bittencourt, e A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa. Isso sem falar em documentários sobre importantes nomes da música brasileira, como Cauby – Começaria tudo outra vez, de Nelson Hoineff. A conservação sempre esteve na pauta do CineMúsica, que este ano irá exibir uma versão restaurada de Misérias e Grandezas de São José do Vale do Rio Preto, produção realizada pela Petrópolis Film na década de 40 que retrata a estagnação econômica da região de São José do Vale do Rio Preto após o esgotamento da lavoura cafeeira.
Uma das principais novidades da 8ª edição do evento será a abertura para o cinema internacional. Segundo o presidente Ivo Raposo, o CineMúsica decidiu “promover a internacionalização do Festival seguindo as tendências dos demais festivais e visando promover a amplitude do conhecimento do universo cinematográfico”. Serão exibidos o independente A Música Nunca Parou, de Jim Kohlberg, e o aguardado O Último Concerto, de Yaron Zilberman, que marcou um dos últimos trabalhos nas telonas de Philip Seymour Hoffman, ator vencedor do Oscar falecido em fevereiro. Este último será exibido em primeira mão no CineMúsica.
Além de muito cinema, quem visitar Conservatória no período do CineMúsica poderá dançar e se divertir com muita música na Praça da Matriz, palco da Cultura Integrada. Já na quinta-feira, 4, subirão ao palco a Orquestra Jovem Paquetá, que será seguida pela banda de forró da região Xoxote que apresentará um “Bailão Forrozeira na Praça” com a companhia de dançarinos de salão em interação com o público. Na sexta, será o dia do Quinteto São do Mato, que traz uma proposta diferenciada de arranjos originais para clássicos do cinema. Como acontece todos os anos, a noite de sábado é reservada para a principal apresentação musical. Em 2014, a Orquestra Sanfônica de São Paulo promete encantar a população com uma performance realizada com a Cia Ballet de Câmara. Para fechar com chave de ouro o evento, no domingo, a Brass Band carioca Os Siderais promete um animado cortejo pelo centro histórico de Conservatória.
Uma das joias do CineMúsica, o Programa Formacine incentiva e leva as crianças da rede de ensino da região aos cinemas. Em 2014, irá mais uma vez exibir uma série de produções voltadas para os públicos infantil, juvenil e deficientes visuais, com uma sessão de audiodescrissão. As sessões acontecerão no Cine Tela Brasil, sala de cinema itinerante patrocinada pelo Grupo CCR. As animações Minhocas, de Paolo Conti e Arthur Nunes, O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, são destaques da programação infantil. O Formacine, com o objetivo de gerar e garantir às crianças e jovens oportunidades de se apropriarem de outras formas de conhecimento, trará também oficinas de artes plásticas, com as educadoras Flávia Sobrinho e Cristiana Gama, e teatro com a Cia Arte em Cena, que se apresentará com as peças “Desafinados… Mal educados… Porém bem humorados” e “A procura de uma cor”. As peças, sempre com temas educativos, oferecem o teatro como forma de desenvolver o sociocultural, o artístico e o emocional de cada um, utilizando a linguagem cênica para realizar a transformação e a mudança de comportamento.
Destaque do CineMúsica em 2013, Encontro Nacional de Profissionais de Som do Cinema Brasileiro chega a sua segunda edição, sendo um dos principais diferenciais do festival, que se tornou em um novo espaço para a reflexão e debate de questões referentes ao mercado de realização audiovisual, ao ensino e a pesquisa do som no cinema do Brasil. O encontro tem como objetivo principal contribuir para uma maior integração entre os profissionais do som. Este ano, além de mesas de debate, uma oficina e a homenagem à personalidade sonora do ano, o II ENPSCB se expande trazendo como novidade a participação de dois convidados internacionais contribuindo com informações sobre o som do cinema contemporâneo da América Latina. José Luis Díaz e Guido Berenblum irão falar um pouco sobre o universo do som no cinema da Argentina. Díaz é colaborador frequente de Juan José Campanella, tendo trabalhado nos premiados O Segredo dos Seus Olhos e O Filho da Noiva. Já Berenblum colaborou com a cultuada diretora em produções como O Pântano e A Menina Santa.
Com apresentação da Light e do Grupo CCR, e patrocínio daPetrobrás, do Sebrae/RJ e do Senac, o CineMúsica conta com programação inteiramente gratuita, sendo certificado na Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet/Ministério da Cultura e na Lei do ICMS/ Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.
O festival conta ainda com o importante apoio de Eletrobrás Furnas, CEG Rio, Cine Show, e com o apoio institucional de Prefeitura de Valença, Delart, Canal Brasil, Europa Filmes e Artesãos do Som.
Promovido pela Associação Cultural CineMúsica, o festival conta com quatro pontos de exibição: a Praça da Matriz, o Cine Tela Brasil, o Cine Centímetro e o Cine Milímetro. “O CineMúsica pode ser considerado um evento completo, pois reúne diversos segmentos culturais – o cinema, a cultura integrada, a gastronomia e a educação”, afirma Cleide Carvalho, Diretora Geral do Festival.
Contato:
Lucas Salgado
Coordenador de Comunicação