Após as repercussões das manifestação nas grandes capitais, conhecida informalmente como “Revolta dos 20” o interior soltou a voz em busca de melhorias. Valença não foi diferente. A manifestação marcada pela rede social tomou parou a cidade das 16h às 18h.
Cerca de duas mil pessoas fizeram a passeata pelas ruas do centro embalados por gritos como “Muda Brasil, Muda Valença”, “haha huhu a cidade é nossa!”, “Mais respeito, menos impostos”. Entretanto o que mais chamou atenção aqueles que acompanhavam a manifestação de longe foram os dois momentos em que comerciantes tocaram em seus estabelecimentos o hino brasileiro e um coro tomou conta dos passistas visivelmente emocionados.
( Vídeo por: Bianca Vieira | Hino colocado: Centro de Educação Musical – CATAVENTO )
O ponto zero foi o Jardim de Cima. Os manifestantes desceram a Rua dos Mineiros seguiram pela Avenida Nilo Peçanha até a Prefeitura. O prefeito municipal Álvaro Cabral, deu ordem para o que a sede do governo fosse fechada antes das 16h e ordenou que a Guarda Municipal munida de cassetetes permanecessem a frente do prédio. Motivo de muitas vaias por parte da manifestação.
Ao sair da prefeitura retornaram até a Rodoviária Municipal ignorando a Câmara Municipal. A seguir seguiu para a Rua dos Mineiros novamente, onde sentaram, param o trânsito em gritos de “A cidade é nossa”. O protesto terminou na subida da Catedral de Nossa Senhora da Glória, marco de história na cidade, onde tem o museu do padre Sebastião da Silva Pereira, grande apoiador dos movimentos sociais.
Durante todo a manifestação não houve nenhum tipo de baderna, depredação ou violência. A Polícia Militar acompanhou e através de seu Comandante afirmou no início do evento que atesta como legítimo todo movimento em prol da cidadania, anunciado pelo professor e ativista da área de educação Danilo Serafim, presidente do Sepp na cidade.
No dia 24, “Os filhos da revolução” como é chamado os ativistas em Valença estão organizando um nova passeata com um maior número de participantes.
Fotos: Leonardo Pançardes
Fotos: Vandré Fraga
Fotos: Jean Tavares
[Gallery not found]
.
[sws_green_box box_size=”615″] Em nossas matérias, não nos responsabilizamos por conceitos, opiniões manifestadas ou citações de terceiros. [/sws_green_box]
Gostaria muito de encontrar na cidade de Valença, uma pessoa de aproximadamente 40 anos de idade, por nome de Joana Darc do Nascimento, filha de Manoel. Muito obrigado.