Como não odiar as famosas celulites e a temida flacidez, não é mesmo?
Vamos tentar entender um pouco porque elas chegam e como tentar mandá-las pra bem longe.
A flacidez e a celulite são alterações muito comuns da pele e afetam, em graus variáveis, a estética, o bem estar e a autoestima de grande número de mulheres (cerca de 90% das mulheres). O fator genético, o consumo excessivo de gorduras, açucares, falta de atividade física, alterações hormonais, o efeito sanfona (engorda e emagrece), tabagismo, alcoolismo são alguns dos fatores que levam a celulite e a flacidez. Hoje se sabe que a nutrição exerce um papel importante na formação destas condições e a correção dos hábitos alimentares previnem sua evolução e proporcionam uma melhora considerável do quadro.
Como a pele é a camada mais externa do corpo, é preciso ter vasos sanguíneos fortes e saudáveis para que todos os nutrientes cheguem adequadamente até ela. É por isso que mulheres que reclamam de flacidez e celulite frequentemente possuem aqueles pequenos vasos sanguíneos ´´rompidos´´ chamados microvarizes. Estes sinais são a maneira do corpo dizer que as células da pele e o tecido conjuntivo estão necessitando de nutrientes.
Então vamos para algumas dicas de nutrição e estética fundamentais para o dia a dia das mulheres, principalmente.
1° Água- A água ajuda a eliminar as toxinas, além de manter a pelo hidrata, também evitando o envelhecimento precoce.
2° Evite o sal- O excesso de sódio ajuda na retenção de liquido que pode aumentar o grau de uma celulite. Evite os alimentos industrializados pois contem muito sódio. Prefira usar o sal light que contém 50% menos de sódio.
3° Trate da saúde do seu intestino. A disbiose(desiquilibrio) intestinal, quadro muito comum atualmente, devido ao uso indiscriminado de antibióticos, antinflamatórios, anticoncepcionais, exposição a alimentos alergênicos, stress entre outros, aumenta a celulite. Usar a fruta por completo é uma dica para auxiliar o funcionamento intestinal.(Ex: comer a laranja com bagaço, utilizar a semente do mamão).
4° Inclua na dieta alimentos fontes de silício, um mineral importante na produção de colágeno, aquela substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele. Alguns alimentos: aveia, pepino, algas, cogumelos, salsinha.
5° Alimentos funcionais- São alimentos que têm em sua composição algum benefício para nosso organismo. Os alimentos antioxidantes por exemplo combatem os radicais livres (células ruins) e evitam o envelhecimento precoce, por exemplo a uva escura, o azeite de oliva extravirgem melhoram a circulação, diminuindo as celulites e melhorando assim a aparência e textura da pele. A castanha do Brasil, ótima fonte de selênio. As frutas vermelhas como a amora, framboesa, morango, blueberry são boas fontes de antocianinas de potente ação antioxidante. Os alimentos fontes de vitamina C, como frutas cítricas, morango, goiaba, caju, acerola estimulam a produção de colágeno. O ômega 3 é encontrado nas sementes, no óleo de linhaça e também no óleo de peixe, ele tem papel importante na saúde e aparência da pele, são fontes de antioxidantes importantes no tratamento da celulite, rugas e manchas de pele.