Mais uma vez tive a grata oportunidade de participar do Festival Vale do Café em Vassouras/RJ. Festival que em 2012 está na 10ª edição e que tem como finalidade valorizar o patrimônio histórico do interior do Estado, levando música de qualidade para as praças, igrejas e fazendas de 15 municípios da região.
Como se não bastasse trocar contatos com outros alunos que vêm de todo o canto do Brasil, ainda pude fazer aulas com o violonista Ulisses Rocha, professor de violão de uma das mais importantes instituições de ensino superior do país, a UNICAMP.
Ulisses Rocha possui uma carreira solidificada como concertista e tem seu trabalho reconhecido no Brasil e no exterior.
BIA BEDRAN
ULISSES ROCHA
.
TURÍBIO SANTOS
.
Também tive a oportunidade de assistir as aulas de Turíbio Santos, um dos maiores concertistas do Brasil, que coleciona prêmios internacionais. Já tocou ao lado de orquestras como a Orchestre National de France, a Royal Philharmonic Orchestra e a Orchestre National de L’Opéra de Monte-Carlo.
.
PROJETO “CAIXINHA DE MÚSICA”
.
Destaco aqui a turma do projeto “Caixinha de Música” de Rio Preto/MG, que marcou presença no festival com vários alunos do professor de violão e cavaquinho Atier Leal e do professor de teclado Diego Accioly. Eles acolheram muito bem a mim e ao músico Guilherme Heron. Pudemos nos sentir em casa na presença deles. Ótimos amigos e músicos. De igual forma reencontrei os alunos da Camerata Rioflorense, com os quais pude ter a mesma acolhida no ano de 2011. Muito me alegra ver que nossas cidades vizinhas têm se preocupado com o crescimento cultural de seus habitantes, apoiando e investindo em seus alunos para participarem de eventos como este. Parabéns à Dimas Gabriel (Camerata Rioflorense – Rio das Flores/RJ) e à Elba Hipólito (Caixinha de Música – Rio Preto/MG). E que venham novos festivais. Encontro vocês lá!
Rapaz! Demnais essa sua matéria. Ficou muito legal e retratou com propriedade o clima do Festival.
Abraços!
Osmar.
Olá Osmar! Realmente o Festival foi muito bom. Não podíamos mesmo esperar outra coisa pela qualidade dos músicos que esbarrávamos pelo corredor. Ano que vem tem mais…
Pinheiro fikou demais sua materia sobre o festival vale do café.
essa foi minha primeira vez no festival e eu me amarrei
espero voltar o ano q vem de novo e rever os amigos novos q eu fiz la
abração
Valeu Mateus Mota! Realmente foi um festival e tanto o desse ano. Aliás, cada ano tá melhor! Nos veremos se Deus quiser em 2013 lá novamente.
Oi Pinheiro
Parabéns pela matéria.
Espero vê-lo no próximo ano com seus alunos maravilhosos e dedicados.
Grande abraço
Ulisses
Olá! Professor Ulisses Rocha! É uma honra sua visita aqui no “Portal Valença RJ”. Que bom que gostou da matéria. Na verdade ela é uma gota no oceano em comparação a tudo que podemos aprender e vivenciar no Festival Vale do Café em Vassouras/RJ. Devo ressaltar que os alunos que foram este ano não são meus alunos, são alunos do professor Atier Leal; mas tenho que concordar que são maravilhosos e dedicados. Quanto à 2013 o festival já está na minha agenda anotado, não tem como não participar. Nos encontramos em 2013!